É na limpeza e manutenção do seu local de trabalho que começa a sua segurança.
Mesmo que trabalhar num local limpo e organizado seja consensual entre as preferências dos trabalhadores, estas tarefas revelam-se mais importantes para a saúde e segurança do que poderá pensar. Com este artigo, apresentamos-lhe o porquê da limpeza e manutenção dos locais de trabalho serem tão importantes.
Segurança dos trabalhadores - redução de riscos:
Está comprovado que a grande maioria dos trabalhadores prefere exercer as suas funções num local limpo e organizado. Para além de aumentar a produtividade dos colaboradores, uma vez que ajuda a reduzir o tempo que estes gastam a procurar determinadas ferramentas e materiais ou identificar itens em falta; ou, numa perspetiva mais comercial, ajudando a causar um impacto positivo, já que possíveis clientes ou investidores terão as condições de trabalho em consideração no momento de compra - a limpeza e manutenção de todo o ambiente laboral poderá ser vista como a primeira barreira de defesa dos trabalhadores.
A limpeza regular dos espaços de trabalho reduz a propagação de germes e bactérias, reduzindo também o risco de infeções respiratórias, o que diminuirá consequentemente o número de dias que os colaboradores não trabalham por baixa médica.
Assim como protege os colaboradores de infeções de foro respiratório, poderá protegê-los também de acidentes e lesões no trabalho. Com a acumulação de sujidade nestes locais, o piso poderá ficar escorregadio e os trabalhadores poderão acabar por cair, magoando-se gravemente.
Para garantir a segurança dos trabalhadores, não devemos só ter em conta a limpeza dos locais de trabalho, mas também a manutenção das ferramentas utilizadas que, caso não seja executada correta e periodicamente, pode resultar em graves acidentes.
Depois de esclarecida a importância das atividades de limpeza e manutenção para a segurança dos trabalhadores, é relevante entender como é que estes se devem equipar, no exercício destas funções:
Luvas:
Assim que falamos de limpeza, falamos de luvas. E são as luvas o EPI mais comum nas tarefas de limpeza e manutenção, já que é o equipamento que melhor consegue proteger o trabalhador, impedindo o contacto direto de micróbios e bactérias com a pele. São utilizados vários tipos de luvas, desde descartáveis, a látex ou nitrilo.
Calçado antiderrapante:
Pisos molhados ou escorregadios são comuns durante a limpeza, por isso o calçado antiderrapante oferece melhor tração e reduz significativamente o risco de quedas, que podem causar lesões graves aos trabalhadores.
Máscaras:
Muitos dos produtos utilizados na limpeza contêm substâncias químicas, potencialmente prejudiciais à saúde do trabalhador. O uso de máscaras ajuda a proteger o trabalhador e a reduzir o risco de infeções respiratórias.
Fardamento:
A roupa de trabalho utilizada nesta área terá que cobrir a pele, evitando o contacto com substâncias químicas. É, na maior parte dos casos, e assim como no calçado, utilizada roupa de cor branca, por ser mais fácil detetar qualquer sujidade e limpar as impurezas.
Comments