top of page

Os diferentes tipos de Proteção Auditiva e como escolher consoante as necessidades.

No que toca à prevenção da nossa audição, enfrentamos 3 opções: afastarmo-nos do ruído, diminuí-lo, ou, na impossibilidade de qualquer uma das anteriores, usar proteções auditivas. É aqui que entramos para o aconselhar.


Os protetores auditivos são equipamentos que podem diminuir a intensidade do som que entra nos nossos ouvidos.


Se no exercício da sua atividade profissional fica inevitavelmente exposto a ruídos muito altos, saiba que se ainda não está a usar proteção auditiva, deveria.


Mas quão alto é um ruído muito alto?


Primeiro é necessário entendermos alguns conceitos:

  • Atenuação: O termo usado para descrever até que ponto os protetores auditivos reduzem o som. É medida em decibéis (dB). A maioria dos tampões, incluem um valor de SNR entre 25 a 32 dB.

  • SNR (Single Number Rating, ou Relação Sinal/Ruído): é o sistema na União Europeia usado para indicar uma estimativa do nível de redução de ruído que um equipamento de proteção auditiva consegue fornecer. Por exemplo, se o ruído de uma máquina for de 90 dB, e estiver a usar um equipamento de proteção auditiva de SNR 25dB, a pressão acústica nos seus ouvidos será de cerca 64 db (90-25). Assim, quanto maior o SNR, maior o nível de atenuação do ruído fornecido pelo equipamento.

  • HML (High, Medium, Low): classificação usada quando o utilizador sabe a que frequência está o ruído a que está exposto (H: frequências altas entre 2000 e 8000HZ; M: frequências médias entre 1000 e 2000Hz; L: frequências baixas entre 63 e 1000Hz).


Então, a partir de que decibéis deveremos usar proteção auditiva?


Sons iguais ou inferiores a 70 dB são geralmente seguros. Mas um ruído pontual muito alto, ou uma exposição prolongada a sons iguais ou superiores a 85dB podem ser prejudiciais.


Para termos uma noção do quão alto é um ruído, listamos abaixo alguns sons que nos são familiares:

  • Conversa normal entre 2 pessoas: 60 a 70 dB

  • Cortador de relva: 80 a 100 dB

  • Sirenes de Veículos de Emergência Médica: 110 a 129 dB

  • Fogo de Artifício: 140 a 160 dB

Ambientes profissionais que requerem a utilização de proteção auditiva incluem ambientes industriais, armazéns, herdades agrícolas e outros locais de trabalho muito barulhentos.


Quais são os Tipos de Proteção Auditiva que existem?


Apesar de ser um equipamento pequeno em relação à maioria dos EPIs, o protetor auditivo faz uma grande diferença na vida do trabalhador. Estar protegido com o equipamento certo faz toda a diferença não apenas no nosso trabalho como também na nossa vida pessoal.


Felizmente, existem vários tipos de Protetores Auditivos que nos ajudam a reduzir o impacto do ambiente ruidoso e o risco de desenvolver perda de audição induzida pelo mesmo.


Estes incluem:


Tampões

Existem 2 tipos diferentes de tampões de ouvidos, e ambos podem ser disponibilizados como descartáveis ou reutilizáveis.


Tampões Pré-Moldados

Proteção auditiva, tampões pré-moldados reutilizáveis Protectedmode

Mais comumente chamados de “Tampões Reutilizáveis”, são feitos de plástico, borracha ou silicone. Podem estar disponíveis em vários tamanhos, ou num tamanho único. Contudo, como os tampões de ouvido devem oferecer um ajuste seguro sem se tornarem desconfortáveis, é importante adquirir tampões de um tamanho adequado ao nosso canal auditivo.


Consulte aqui os nossos Tampões Pré-Moldados.


Tampões de Espuma Moldáveis

Proteção auditiva, tampões moldáveis descartáveis Protectedmode

São o tipo mais popular de proteção auditiva.


Estes protetores auditivos são feitos de um material de espuma moldável que é projetado para se expandir e adaptar à forma única do canal auditivo de cada pessoa, depois de inserido.




Como muitos trabalhadores gostam do conforto dos tampões de espuma, mas não gostam de os enrolar manualmente em ambientes sujos ou que tenham de tirar as luvas, estes tampões podem também estar disponíveis com uma haste ou pino guia de plástico. E alguns tampões que possuem esta haste podem ser substituíveis, mantendo a mesma.


Consulte aqui os nosso Tampões de Espuma Moldáveis.


Existem ainda tampões que tapam apenas a abertura da orelha e normalmente não se estendem para dentro do canal auditivo (consulte o produto abaixo), sendo por isso menos eficazes na atenuação do som, que os tampões que se estendem até ao canal auditivo.











Auriculares

Os protetores auriculares são feitos de um material atenuante de som e almofadas auriculares macias, que se encaixam em torno das orelhas. Estes seguram-se com uma faixa sobre a cabeça. São equipamentos bastante eficazes na atenuação do som, protegendo o utilizador da exposição excessiva a ruídos altos, e podem ser usados em conjunto com tampões de ouvido, se for necessário aumentar ainda mais a proteção.


Consulte aqui os nossos Auriculares.


Então, como escolhemos o tipo de proteção auditiva certo para cada atividade?


Existem diversos fatores que podemos ter em consideração, tais como:

  • É necessário comunicarmos com alguém?

  • Estamos expostos a ruídos muito prolongados?

  • É necessário que o equipamento seja detetável?

  • Vamos ter de usar Proteções na cabeça, Respiratórias e/ou Oculares?


Comunicar com alguém

Deve ter em consideração se vai necessitar de comunicar com outras pessoas, pois pode colocar-se a si próprio e aos outros em risco se não conseguir ouvir instruções ou perguntas que lhe sejam colocadas. Opte por proteções auditivas que permitam uma boa comunicação mesmo que em ambientes ruidosos, para que não necessite de os remover durante o diálogo. Este tipo de protetores auditivos absorvem os ruídos em determinadas frequências, mas permitem uma excelente perceção da fala.


Ruídos Prolongados

Os tampões de ouvido são adequados para uso prolongado. Contudo, se os níveis de ruído forem muito altos, precisará de usar protetores auriculares com maior atenuação.

Os tampões são mais fáceis de colocar e tirar, e portanto mais convenientes se estiver exposto a ruídos pontuais. Contudo, para ruídos muito altos, os protetores auriculares e os tampões devem ser usados em conjunto, conseguindo-se cerca de 10 a 15 dB de proteção extra.


Proteção auditiva detetável

Na Indústria Alimentar, a prevenção da contaminação dos alimentos é uma prioridade máxima, pelo que desta forma, as instalações de fabricação de alimentos recorrem a máquinas de deteção de metais que testam o produto quanto à presença destes.


Isto torna a presença de metal nas proteções auditivas, extremamente necessária. Quanto à sua utilização, estes tampões podem existir sob a forma de reutilizáveis ou descartáveis.



Conciliar com outros equipamentos de proteção

O tamanho único não é a melhor opção quando se trata da sua audição. Se o dispositivo não se ajustar ou encaixar perfeitamente, irá escorregar e deixá-lo exposto a ruídos altos. Na hora de adquirir o seu equipamento de proteção auditiva, certifique-se que este pode ser ajustado para que se encaixe bem e mantenha as suas orelhas cobertas. Certifique-se ainda que este não irá interferir no uso de outros EPI.

Por exemplo, caberão sob o capacete? Conseguirá colocar as hastes dos óculos de proteção sobre as orelhas?





Adaptado de

Alpine Hearing Protection - www.alpinehearingprotection.com

Hexarmor - www.hexarmor.com

RNID - rnid.org.uk/

National Institute on Deafness and Other Communication Disorders - www.nidcd.nih.gov

Hearing Memphis - hearingmemphis.com



bottom of page