top of page

Frio? Só no lado de fora!

AS 3 REGRAS DE EPI DE FRIO




Sabemos que os Equipamentos de Proteção Individual são equipamentos que nos protegem contra os riscos a que estamos expostos no decorrer das nossas atividades pessoais e profissionais. Mas, existem situações em que estes equipamentos são realmente críticos. São não só obrigatórios como essenciais para a nossa sobrevivência: situações como o trabalho em ambientes frios, como por exemplo em câmaras frigoríficas.


Porquê?

Porque nestes ambientes o corpo humano sofre perdas de calor superiores à capacidade que tem de o produzir. Sem uma ação que evite essas perdas, o nosso corpo pode sofrer “stress térmico” por baixa temperatura, como por exemplo hipotermia, e em casos extremos provocar a morte. É portanto essencial que todos os trabalhadores que trabalham em ambientes frios, tenham acesso a equipamentos de proteção individual que proporcionem uma proteção térmica adequada.

 
"First things first"

Para evitar, é preciso reconhecer!

Para conseguirmos evitar estas situações de stress térmico e tomar ações atempadamente, para além de respeitarmos todos os procedimentos e controlos, é importante conseguirmos reconhecer os sintomas das enfermidades que poderão surgir consequentes destas temperaturas frias:

Hipotermia

Congelamento

Pé de imersão (vulgarmente conhecido como “Pé-de-trincheira”)

Perniose (vulgarmente conhecida como “Frieira”)

Outras condições a longo prazo


E quais são as

3 Regras do EPI para o frio?


1. Multicamadas mais leves, em vez de apenas uma pesada!

A nossa roupa de trabalho deve ser selecionada para se adequar à temperatura e condições climáticas e ao nível, duração e tipo de atividade. Estes fatores são importantes para permitir regular o calor, bem como expulsar a transpiração que criamos durante o trabalho.



Porque aqui nem sempre "less is more", o nosso equipamento deve incluir várias camadas. Isto porque entre camadas são formadas bolsas de ar, proporcionando isolamento térmico. O ideal seria usar 3 camadas de proteção: interna, média e externa.


Para camada interna, esta Camisola Térmica Interior e esta Calça Térmica Interior são bons exemplos a que podemos recorrer para manter o nosso corpo aquecido.


Calça interior térmica

Relativamente ao material, deveremos ter em atenção alguns aspetos:

  • Lã ou materiais sintéticos: são os melhores, pois estes podem expulsar a humidade e ajudar a reter o calor corporal, mesmo quando molhados.

  • O algodão: pode ficar encharcado com o nosso suor e fazer-nos sentir ainda mais frio.



Em ambientes muito frios, é necessário recorrer a casacos isolantes com camada superior, como este Casaco de Frio. Em casos de chuva e vento, pode ser ainda necessário que esta camada seja resistente à água (impermeável), e resistente ao vento (“corta-vento”).








2. Múltiplos EPI, protegem-nos em múltiplas zonas!

À semelhança das múltiplas camadas, deveremos usar múltiplas peças de EPI, para proteger todo o nosso corpo do frio. Isto inclui proteções da cabeça, das mãos, e dos pés:


Proteção da cabeça

  • Proteção da cabeça


Estima-se que 40% a 50% da nossa temperatura corporal seja perdida através da nossa cabeça! E também sabemos que as extremidades do nosso corpo, como as orelhas, nariz, queixo, são das zonas mais propícias ao congelamento.


Dependendo das temperaturas pode ser necessário usarmos proteções da cabeça rígidas com forro, ou proteções mais simples como este gorro.



Existem situações mais extremas em que também poderá ser necessário recorrermos a uma máscaras de malha, ou uma gola para cobrir o rosto ou parte dele.


Outro fator a ter em conta, é a facilidade de removermos este equipamento, de forma a evitarmos o sobreaquecimento da temperatura quando nos encontramos em atividade, como é o exemplo deste Capuz com pêlo amovível!



  • Proteção ocular

Ter óculos embaciados quando estamos a executar a nossa tarefa, é não só irritante, como pode ser também perigoso por diminuir a visibilidade! O anti-embaciamento deve ser uma característica da nossa proteção ocular, como é o caso destes óculos.


E se for necessário proteger a boca e o nariz, deverão ser usados equipamentos em separado da proteção ocular, para evitar esta situação de embaciamento dos óculos. Estes poderão também ter ainda proteção contra os raios UV e brilho da neve ou outros reflexos.



Proteção dos pés

  • Calçado

Dependendo do tipo de trabalho realizado, podem também ser necessárias botas impermeáveis e/ou com isolamento térmico. Por exemplo, os trabalhadores que desenvolvam a sua atividade em ambientes húmidos e de lama necessitarão de calçado com estas características, como esta Bota PU Alpha.

O calçado também deve ser largo o suficiente para nele caberem confortavelmente dois pares de meias finas ou um par de meias grossas, pois se as botas ficarem muito apertadas o fluxo sanguíneo pode ser restringido. Devem ainda ajustarem-se de forma eficaz às calças, de modo a impedir a entrada de ar frio.

Além disso, o design do calçado também é muito importante em situações em que o piso é muito húmido e escorregadio, e se necessário, terem características de alta visibilidade, como esta Bota PU Alpha Trace High Visibility - S5.


  • Meias


Podemos recorrer ao uso de um par de meias grossas, ou dois pares (uma meia interna de seda, nylon ou lã, e uma meia externa um pouco maior e mais grossa.

Consulte as nossas meias de frio.








Proteção das mãos

  • Luvas de Proteção

As luvas de Proteção podem reduzir a destreza, é verdade, mas em ambientes de trabalho frios, muitas vezes precisamos desta proteção.


Consoante a atividade que praticamos, poderemos usar luvas mais simples, como esta Luva Polar com Forro, ou luvas mais ágeis, como esta Luva Ninja Ice -50.



3. Múltiplas características para várias situações

Devemo-nos certificar de que o produto que selecionamos possui várias características, combinando o isolamento, conforto e proteção, e outras que sejam necessárias.


Algumas dessas características são:


  • Capuzes amovíveis

  • Punhos ajustáveis

  • Bolsas térmicas forradas

  • Malha respirável

  • Revestimentos de PU impermeáveis e respiráveis

  • Elástico na cintura e punhos

  • Forro de lã removível com zip

  • Material de alta visibilidade e fita refletora prateada

  • Produtos ergonómicos



Consulte toda a Roupa de Trabalho de Frio que temos disponíveis para si!




 
Agora sim,
já estamos prontos para trabalhar em ambientes frios?

Quando pensamos em trabalhos em ambientes frios, a ideia que rapidamente nos vem à mente são os trabalhos em câmaras frigoríficas ou trabalhos na neve, mas a verdade é que existem muitos outros locais e tipos de trabalho que não são tão evidentes mas igualmente frios. Em todos eles é importante ter em consideração a utilização de EPI adequados ao frio, devido ao tempo de exposição prolongada a temperaturas mais baixas, ventos ou chuva!


Estes são alguns desses exemplos:

  • Trabalhos na via pública como recolha do lixo

  • Pistas de Aeroporto

  • Atletas

  • Atividades recreativas ao ar livre

  • Secções de congelados dos supermercados

  • Embalamentos de carne, alimentos frescos e congelados

  • Laboratórios com necessidade de manuseamento a baixas temperaturas

  • Reparações automóveis

  • Postos de abastecimento de combustíveis

  • Condução de transportes públicos

  • Construção civil

  • Guardas / Seguranças

  • Pesca e mergulho

  • Indústria mineira e petrolífera

  • Polícia, bombeiros e serviços de emergência

  • Carteiros

Todos os locais de trabalho de ambientes frios devem ser projetados de forma a minimizar a exposição dos colaboradores ao stress térmico. Devem também ser identificados e reduzidos tanto quanto possível, movimentos repetitivos que possam causar sudorese, e ser feita uma avaliação dos colaboradores, identificando e protegendo aqueles com condições médicas relevantes.


Existem também alguns controlos que podem ser implementados como forma preventiva, sempre acompanhados dos EPI 's mais adequados a estas temperaturas.

Câmara frigorífica

No caso de câmaras frigoríficas, existem alguns controlos que podem ser definidos, como por exemplo:

  • definir um limite de tempo pelo qual se pode permanecer dentro das câmaras

  • testar e fazer manutenção regular dos mecanismos de abertura das portas

  • implementar alarmes dentro das câmaras

  • dar formação adequada e fazer exercícios de simulação em procedimentos de emergência

  • implementar serviços de comunicação eficazes dentro das câmaras

 

Deixamos-lhe

10 Dicas para trabalhar em ambientes frios

  1. Se se sentir a sobreaquecer, abra o casaco, mas não remova o gorro e luvas. Lembre-se que é pela cabeça que perdemos grande parte do nosso calor corporal!

  2. Mantenha as suas orelhas cobertas para ajudar a evitar desconforto e perda de calor.

  3. Tenha disponíveis roupas de trabalho secas extra, caso a que esteja a usar fique molhada.

  4. Certifique-se de usar o seu EPI normal, além do EPI de frio. Por exemplo nas situações em que é necessário vestir o colete refletor por cima das suas camadas de EPI para o frio, para alertar os veículos da sua presença.

  5. Evite tocar em superfícies de metal frio com a pele

  6. Se possível, faça pausas em áreas com temperatura mais amena

  7. Evite o esforço excessivo pois pode causar transpiração, o que pode levar a roupas molhadas e frias.

  8. As camadas de inverno podem ser volumosas, mas certifique-se que não ficam pontas soltas que possam ficar presas nas máquinas!

  9. Devemos beber líquidos quentes frequentemente, evitar álcool e cafeína.

  10. Opte por roupas mais leves, pois demasiado peso pode dificultar a nossa locomoção.

E não se esqueça,

Olho por olho!

Tanto os empregadores como os colaboradores devem estar cientes de que o stress térmico é um perigo real, pelo que deveremos estar sempre atentos aos sintomas e comportamentos de todos os membros da equipa, protegendo-nos uns aos outros.







Referências Bibliográficas


Pro Choice Safety Gear

Centers for Disease Control and Prevention

OSHA Training

Southland

Safey Products Inc

Real Safety



bottom of page